Dicas e Artigos de Controle de Pragas

O que todo morador de condomínio precisa saber para evitar problemas com pragas

O que todo morador de condomínio precisa saber para evitar problemas com pragas

Se lidar com pestes e combatê-las da forma correta já é difícil em qualquer lugar, já imaginou como essa questão pode ser complicada em edifícios residenciais e condomínios? Eliminar as pragas exige um comportamento adequado e estratégico, o que não combina em nada com um local onde tantas pessoas diferentes – e com hábitos e estilos de vida também muito distintos – convivem em simultâneo. No entanto, se todos pudessem ter acesso a um conjunto único de informações, provavelmente a lista a seguir seria bastante útil. E informação é o primeiro passo para desenvolver a consciência dos moradores.

  1. As pestes podem ser transmitidas de uma unidade a outra

Se as pragas por si só já são um grande problema, imagine se, além de tudo, elas ainda transformarem você no mau-vizinho? Pois, saiba que as pestes realmente não se contentam em um só lugar, ou sequer entender sobre demarcações, e podem facilmente se espalhar por todas as casas que cercam o local afetado, inclusive apartamentos de outros andares, no caso de um edifício. Por isso, é importante ter um cuidado dobrado (pelo seu lar e pelos demais) quando o assunto for prevenção de pragas.

  1. Atitudes que mais atraem e proliferam as pragas

Os animais que causam infestações, como quaisquer outros, procuram alimento, água e abrigo. Preveni-los não é de todo difícil, trata-se basicamente de não lhes oferecer o que precisam. E isso é feito automaticamente ao manter a casa sempre limpa. Remover o lixo constantemente, não deixar louça suja na pia por muito tempo e estocar alimentos corretamente são ações extremamente úteis. Além disso, também é importante prestar atenção em fontes de água. Elas podem não ser consideradas sujas, mas é preciso ter em mente que a maioria das pestes consegue sobreviver sem alimento por longos períodos desde que tenham acesso à água. Portanto, consertar torneiras com vazamentos e evitar acúmulo de água em recipientes também são atitudes fundamentais.

  1. Como manter-se atento aos sinais

Nem todas as pragas podem ser combatidas apenas com higiene, embora isso funcione para a maioria delas. Há pragas mais insistentes, além daquelas que podem ser trazidas de fora, como os percevejos-de-cama, tão comuns em viagens. Por isso, uma boa maneira de prevenção é não ignorar sinais. Um indício muito simples de que algo não vai bem é acordar com picadas na pele. Normalmente, imagina-se que pequenas aranhas ou mosquitos sejam a causa, mas isso nem sempre é verdade. Além disso, esses animais também são pragas que devem ser combatidas.

  1. Se a prevenção não for suficiente…

Se mesmo com todas as prevenções as pragas invadirem seu local, é importante notificar o mais rápido possível o proprietário de seu imóvel, caso este seja alugado, e os gestores do condomínio. Assim, as medidas mais adequadas podem ser tomadas antes que o problema se agrave mais e mais, afetando outros moradores.